quarta-feira, 14 de outubro de 2009

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BAIXO GUANDU PROMOVE A 1ª FEIRA DO LIVRO. INICIATIVA BRILHANTE!
ENTRE STADNs DE DIFERENTES APRESENTAÇÕES COMO TEATRO, FANTOCHES E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA E AGORA PASMEM, TINHA TAMBÉM UMA SESSÃO DE FILMES CHAMADA DE "CINEMA" ONDE AS CRIANÇAS PODIAM ASSISTIR AOS FILMES DA DISNEY.
UMA INICIATIVA COMO ESSA SE DESFEZ COMPLETAMENTE FRENTE À TV. O SOM DA TV ERA TÃO ALTO QUE AS POBRES PROFESSORAS, QUE CONTAVAM HISTÓRIAS, (NA MESMA SALA) NÃO CONSEGUIAM SE FAZER OUVIR. UMA LÁSTIMA!
SENHORES, SE O INCENTIVO ERA PARA À LEITURA EXPLIQUEM-ME O POR QUÊ DA TELEVISÃO?
O IMAGINÁRIO INFANTIL PRECISA SER DESPERTADO PARA MOTIVAR A LEITURA. E É EXATAMENTE ISSO QUE A TELEVISÃO IMPEDE.
A IMAGEM IMPEDE QUE A CRIANÇA USE O IMAGINÁRIO MARAVILHOSO QUE É DESPERTADO NA HORA DA LEITURA OU DO CONTO.
POR ISSO SENHORES NA 2ª FEIRA DO LIVRO, NADA DE TV!
LEIAM SENHORES PROFESSORES! O PROBLEMA É QUE VOCÊS NÃO GOSTAM DE LER. ACERTEI? MAS, LEIAM O QUE DIZ O GRANDE ESTUDIOSO GIROUX SOBRE OS FILMES DA DISNEY.
Giroux nos fornece algumas sugestões sobre como todos os envolvidos na formação cultural da criança (pais, educadores, etc...). Podem discutir a influência da Disney na formação do ambiente simbólico no qual nossos filhos nascem e todos nós vivemos:
Ø Os textos que dominam a cultura infantil, incluindo os filmes animados da Disney, devem ser incorporados às escolas como objeto de conhecimento social e de análise crítica, fornecendo um novo registro para discutir como a mídia popular dirigida à formação da cultura infantil está implicada num conjunto de relações poder / saber.
Ø Os educadores precisam discutir seriamente a tentativa da Disney de moldar a memória coletiva, particularmente quando essas tentativas são desavergonhosamente definidas pelos imaginadores da Disney, onde cuidadosamente programam para deixar de fora todos os elementos negativos e indesejados e ao mesmo tempo, incluir os elementos positivos.
Esses filmes produzem uma visão estreita dos valores familiares, atribuem papéis rígidos às mulheres e às pessoas não brancas.
Uma forma pela qual os educadores culturais podem “pensar através de imagens” é demonstrar pedagógica e politicamente que a história e sua interpretação da identidade nacional têm que ser contestadas e discutidas.
Questões referentes à construção do gênero, da raça, da classe, da casta e outros aspectos do eu e da identidade coletiva são princípios definidores dos filmes infantis da Disney.
Ø Os pais e educadores devem prestar atenção à forma como os filmes e os meios visuais da Disney são utilizados e compreendidos de forma diferente pelos vários grupos de crianças.
Além de fornecer uma oportunidade para os pais e educadores falarem com as crianças sobre cultura popular, cria a base para uma melhor compreensão de como os jovens se identificam com esses filmes, que questões e precisam ser discutidas e como essas discussões podem se abrir para uma linguagem de prazer e crítica, em vez de, simplesmente, fechá-la.
Ø A Disney precisa ser responsabilizada, não apenas em termos comerciais, mas também em termos políticos e éticos e para isso os pais e os educadores têm que contestar e romper o poder institucional e as imagens, representações e valores oferecidos pela máquina de ensinar da Disney.
VEJAM BEM, NADA CONTRA OS FILMES INFANTIS NEM CONTRA A TV. O QUE SE ACHA RELEVANTE DISCUTIR É QUE EM PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA É UM CRIME USAR A TV. AINDA MAIS PARA ATRAPALHAR ESCANDALOSAMENTE O MOMENTO DE LEITURA DOS ALUNOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POLÍTICA E POLÍTICOS!